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domingo, 22 de agosto de 2010

RED DEAD REDEMPTION (AÇÃO)


"Red Dead Redemption" é a representação máxima do faroeste nos videogames. Seqüência de "Red Dead Revolver", de 2005, "Redemption" é a primeira investida original da Rockstar Games no gênero. Primeira, pois "Revolver" foi adquirido da Capcom e trouxe consigo muito do estilo da produtora japonesa, inclusive a marca registrada da série, a mecânica "Dead Eye", que deixa o jogo em câmera lenta e permite ao mocinho disparar várias vezes contra seus inimigos com grande precisão. Logo nos primeiros minutos percebe-se o pedigree dos grandes jogos da Rockstar, com uma introdução cinematográfica que acompanha a viagem do protagonista, John Marston, até a cidade de Armadillo. Através das conversas dos outros personagens dentro do trem, o jogador é lentamente inserido no mundo fantástico de "Redemption".
O game é ambientado no começo do século XX e os eventos da história retratam o fim do Oeste Selvagem e a chegada da civilização moderna, com tudo de bom e ruim que acompanha essa transição. Mas não tenha medo de uma enfadonha aula de história: "Redemption" é uma jornada violenta de vingança, ódio e redenção, temperada com um pouco do humor ácido típico dos roteiros da produtora de "GTA". Marston é um fora da lei redimido que é obrigado a procurar e eliminar sua antiga quadrilha, liderada por Bill Williansom, que deixou John para morrer no deserto muito tempo atrás. Para atingir seu objetivo, será preciso reunir forças e seguir a trilha de violência de Williansom, cumprindo missões para outros personagens conforme a história avança. Os controles básicos vêm de "GTA IV", com o uso de cobertura durante os tiroteios e uma eficiente trava de mira. No decorrer do jogo, novos comandos são introduzidos, como o uso do laço e o "Dead Eye", que simula as habilidades lendárias dos caubóis do cinema, capazes de encher de furos um chapéu em pleno ar ou derrubar em um instante quatro ou cinco inimigos com tiros certeiros. Cavalgar é como dirigir em um "GTA", mas é preciso atenção com o cansaço do cavalo, que pode se irritar e derrubar o cavaleiro se for maltratado. A física realista dá um toque extra ao combate, diferenciando o impacto de cada arma e as reações dos inimigos ao serem baleados. A violência é forte em "Redemption" e é possível realizar execuções impiedosas ao atingir os oponentes à queima-roupa.
Mas é o mundo além das missões principais que prende o jogador e torna "Redemption" um jogo apaixonante. Menos populoso do que as cidades modernas de "GTA", raramente se está sozinho na vastidão do Oeste. Diligências, carroças e cavaleiros percorrem as estradas e a vida selvagem é abundante. Caçar e explorar o enorme cenário do jogo em busca de tesouros ou de criminosos foragidos garante dinheiro, habilidades aprimoradas e diversão sem fim.
Com "Red Dead Redemption" a Rockstar levou sua fórmula de mundo aberto além de tudo que fez antes, chegando muito perto do que seria um RPG de ação ambientado no Velho Oeste. Mesmo com pequenas falhas e a ausência de opções de diálogo, "Redemption" é a melhor representação do faroeste nos videogames, com um enredo cinematográfico, excelentes mecânicas de jogo e um mundo que merece ser explorado em cada detalhe enquanto se cavalga em direção ao pôr-do-sol.

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